segunda-feira, 14 de maio de 2012

Obesidade infantil e suas relações com o equilíbrio corporal



O aumento considerável de crianças obesas, um fator preocupante nesta fase da vida onde ocorre o aumento de números de células adiposas e, determinante aos padrões da composição corporal para vida adulta.
A obesidade não afeta apenas as características físicas externas dos indivíduos, mas tem uma grande influência com relação aos fatores fisiológicos, associado com o desenvolvimento de diversos problemas, sendo um deles problemas mecânicos no movimento 1,2.
Uma das variáveis mecânicas que sofre alterações com o excesso de massa corporal é o equilíbrio. Tal variável é vista como uma integração sensória motora que garante a manutenção da postura. O equilíbrio corporal ocorre quando o sistema visual, o somatossensorial e o vestibular estão interagindo, juntamente com o sistema nervoso central, mais especificamente tronco encefálico e cerebelo3,4.  O papel destas três fontes sensoriais, chamadas de tríade do equilíbrio, no controle postural tem sido investigado em indivíduos desde a infância até a idade adulta. Neste sentido, a maior gama de estudos científicos indica o fato de que a idade afeta os mecanismos de ajustes posturais5. Por intermédio do aumento da massa dos diferentes segmentos que resultam na modificação da morfologia do corpo, a obesidade pode afetar esse equilíbrio De forma geral, na infância, as crianças apresentam um equilíbrio bem próximo do normal para a idade adulta, dependendo principalmente das experiências vividas.  Quando essa fase da vida é relacionada com a obesidade, vislumbra-se uma grande fonte de problemas de saúde. Porém, considerando as implicações com o equilíbrio corporal, estudos ainda são necessários. Mesmo que algumas das alterações sejam citadas pela literatura6, há ainda uma carência de definições e explicações no sentido de identificar e relacionar os comprometimentos que a obesidade provoca nas aquisições da estabilidade, bem como na manutenção da postura corporal, principalmente na infância.
A obesidade afeta a vida dos indivíduos em diferentes idades. Quanto mais precoce for seu surgimento, mais perigosa para a manutenção de uma vida saudável e para a incidência de patologias a ela associadas.
               
1 - Tsai CL, Wu SK, Huang CH. Static balance in children with developmental coordination disorder. Hum Mov Sci. 2008;27(1):142-53.
2 - Goulding A, Taylor RW, Jones IE, McAuley KA, Manning PJ, Williams SM. Overweight and obese children have low bone mass and area for their weight. Int J Obes Relat Metab Disord. 2000;24(5):627-32.
3 - Fernandes JR, Ganança CF. Avaliação vestibular analógica e computadorizada em pacientes com distúrbios de origem metabólica. Arq Otorrinolaringol. 2004; 8(3):208-15.
4 - Moro ERP, Teive HAG, Souza SMP, Lambrecht F, Werneck LC. Malformação de chiari tipo I. Relato de dois casos com apresentações clínicas pouco usuais. Arq. Neuro Psiquiatr. 1999; 57(3): 666-71.
5 - Psiquiatr. 1999; 57(3): 666-71. Assaiante C. Development of locomotor balance control in healthy children. Neurosci Biobehav Rev. 1998;22(4):527-32.
6 - Colné P, Frelut ML, Pérès G, Thoumie P. Postural control in obese adolescents assessed
by limits of stability and gait initiation. Gait Posture. 2008;28(1):164-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário